> Mindfulness: o que é e quais os benefícios » Universo Místico
loader image

Mindfulness deriva da palavra “mindful” que quer dizer estar atento, ciente e consciente. Quando adicionamos o sufixo “ness” passamos a ter mindfulness como o estado ou a qualidade de estar atento…

Algumas pessoas traduzem como atenção plena, outros como consciência plena.

O mindfulness também é um tipo de meditação conhecido informalmente como o sentimento de “estar aqui e agora”.  Está super em alta entre empresários e pessoas de negócios. É comum ouvir falar que a prática ajuda a reduzir o estresse.

Ok, mas o que isso significa na prática?

Mindfulness é um estado mental onde temos controle sobre a nossa concentração quando estamos fazendo alguma coisa. Isso nada mais é que estar presente 100% e prestando atenção ao que se está fazendo.

Algo para se perguntar é: o que você está pensando durante o dia? Normalmente sua mente circula entre passado e futuro, fazendo com que você não esteja no momento presente. Quando se pratica Mindfulness, você coloca toda sua atenção neste momento que é o único que existe, o agora. Pesquisadores de Harvard descobriram que 47% do nosso tempo passamos apenas imaginando coisas. Isso é muito tempo.

Através do treinamento de mindfulness aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual.

Além de ser um estado mental de atenção e presença, mindfulness é também um conjunto de técnicas e exercícios que utilizamos para desenvolver este estado mental. Este conjunto de práticas é conhecido também como meditação mindfulness e nesse sentido é um dos muitos caminhos dentro do “guarda chuva” mais amplo da meditação. Mindfulness é tanto a semente como o fruto, é o cultivo e a colheita.

Oficialmente e com esse nome, segundo a Academia de Mindfulness no Brasil, a prática de mindfulness vem do Budismo, mas a sua essência é conhecida há pelo menos 2 mil anos antes do Budismo e está presente em todas as principais tradições espirituais. Em 1979, o americano Jon Kabat-Zinn criou um programa científico e secular de redução de estresse com base em mindfulness. Como ele mesmo diz, “eu trouxe as técnicas budistas sem o Budismo”. A partir desse trabalho, os benefícios começaram a ser pesquisados e vários outros programas foram criados com destaque para as áreas da saúde, educação e mundo corporativo. Mindfulness não é monopólio de nenhuma tradição espiritual e nem da ciência; é a qualidade mais básica e essencial do ser humano.

 

Mindfulness sem meditação?

É possível estarmos atentos e presentes naquilo que estamos fazendo sem meditação. Todos nós conhecemos pessoas que não meditam e que são saudáveis, possuem alto poder de concentração, autoconhecimento, equilíbrio emocional e são capazes de se relacionar bem com os outros. Existem vários programas que procuram desenvolver a atenção plena sem meditação. Mesmo nos programas tradicionais de mindfulness, nós enfatizamos a possibilidade de praticarmos nossa atenção e presença em todas as nossas atividades (alimentação, caminhadas, deslocamentos, interações e etc.).

Segundo a Revista Forbes, estes são os benefícios do Mindfulness:

1 – Mais consciência em relação aos pensamentos

Com o mindfulness, é possível distanciar-se de seus pensamentos e não interpretá-los de maneira tão literal. Assim, a reação de estresse não chega sequer a ser iniciada.

2 – Não reagir imediatamente a uma situação

Em vez disso, você tem um momento para parar e usar sua inteligência para descobrir a melhor solução. O mindfulness ajuda a fazer isso por meio de exercícios.

3 – Estado de ser

O mindfulness transporta seu praticante para o estado de “ser” da mente, que é associado a relaxamento. O modo de “agir” é associado a ação e reação de estresse.

4 – Conhecer as necessidades do corpo

Você se torna mais consciente e sensível às necessidades de seu corpo. Assim, pode notar dores antes que elas fiquem sérias e, então, tomar as atitudes apropriadas.

5 – Conhecer as emoções dos outros

À medida em que sua inteligência emocional cresce, você passa a conhecer melhor as emoções dos outros e tende a evitar situações de conflito.

6 – Ter mais cuidado e compaixão com si mesmo e com os outros

O nível de cuidado e compaixão com si mesmo e com os outros cresce, o que o acalma e inibe reações de estresse.

7 – Redução da atividade na parte cerebral chamada amígdala

A amígdala é o ponto central para ativar as reações de estresse. Com a diminuição da atividade nesta parte do cérebro, o que acontece, na prática, é a redução também do estresse.

8 – Maior facilidade de foco

Você completa seu trabalho de maneira mais eficiente, então tem um senso maior de bem-estar e reduz a reação de estresse. Você tem mais facilidade em entrar no estado de “fluidez”, como nomeado na psicologia por Mihaly Csikszentmihalyi.

9 – Mudança de atitude em relação ao estresse

Mais do que ver apenas as partes negativas de sentir-se estressado, o mindfulness oferece a possibilidade de pensar de maneira diferente sobre o estresse. Observar como o aumento na pressão ajuda a criar energia tem um efeito positivo no corpo e na mente.

Separamos um vídeo para você que mostra que o Mindfulness pode ser uma verdadeira musculação cerebral!

Vamos praticar?

Assista o vídeo, Mindfulness e seu cérebro: https://www.youtube.com/watch?v=TdYY6onzS8M