> FAQ - Perguntas Frequentes » Universo Místico
loader image

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que são os Rituais abertos?

Nossos eventos abertos tem por objetivo proporcionar um momento de introspecção com a comunhão da Ayahuasca. São cerimônias místicas, espiritualistas, sem propósitos dogmáticos. Os rituais abertos são abertos a todos com um direcionamento e cuidado para com os novatos (participantes que chegam pela primeira vez ao UM).

Como funciona? O que acontece?

Iniciamos com uma breve apresentação e algumas orações.
Todos bebem a Ayahuasca (primeira dose).
Na maior parte do tempo permanecemos sentados em concentração, escutando músicas, mensagens, orações e ocasionalmente algumas orientações serão proferidas pelos dirigentes da cerimônia.

Tenho que beber o chá na para participar?

Sim! Todos devem beber a Ayahuasca, mas somos bem flexíveis, principalmente se for a primeira vez. Se solicitado serviremos uma dose menor. Uma segunda dose será oferecida após algum tempo e apenas para quem quiser. Não é permitido participar “apenas para ver como é”.

O que vou sentir ao tomar o chá?

O processo de expansão da consciência proporcionado pela Ayahuasca provoca muitas percepções tais como: um profundo relaxamento, sensibilidade auditiva, lembranças diversas, cognição apurada para refletir sobre sua vida, percepções extra-sensoriais diversas etc. Em nenhum momento você perderá a consciência ou identidade pessoal.

Qual a diferença entre os tipos de Ritual?

Basicamente todos os rituais possuem o mesmo formato. O que muda entre o xamãnico, oriental, da prosperidade, da consciência e outros é o estilo musical e os ensinamentos compartilhados.

Dizem que passa mal. É verdade?

O corpo e a mente podem reagir e talvez aconteça alguns processos de purga, como normalmente chamados, tais como vômito ou diarreia. A maioria das pessoas não sente isso com frequência em nossos rituais e, quando sentem, passam por estes momentos com tranquilidade. Nada preocupante. O processo de purga é benéfico e todos que por ele passam relatam que se sentem leves e como que desintoxicados.

Quanto tempo dura o Ritual?

Os rituais normalmente tem uma duração entre 3 e 4 horas. Ao final, as vezes, abre-se a palavra para algumas orientações, perguntas ou o compartilhar de alguma experiência. Os efeitos mais intensos da Ayahuasca são sentidos apenas durante o ritual e ao final você já estará em condições naturais para retornar para casa, inclusive dirigir.

Que tipo de roupa devo usar?

Nós não usamos uniformes ou roupas específicas. Use apenas o bom senso, sabendo que é um ambiente de espiritualidade. Ou seja, evite bermuda, saia curta, camiseta regata etc. Use roupas confortáveis que lhe proteja o corpo adequadamente.

Como me preparar?

O mais importante é não criar expectativas. Recomendamos chegar com antecedência para não haver atrasos e também para ir se harmonizando e relaxando no local. Nós não exigimos nenhuma dieta específica ou hábitos incomuns. Apenas evite bebídas alcóolicas no dia da cerimônia.

Devo levar algo?

Nos núcleos em que faz frio você pode trazer agasalhos extras, cobertores ou mantas, alguma almofada pequena para a cabeça etc. Normalmente todos permanecem sentados, mas sinta-se livre, caso seja necessário traga algum colchonete para sentar ou deitar no chão. Tradicionalmente compartilhamos um lanche ao final – é de bom grado trazer alguma contribuição de alimento para compartilhar na mesa, como frutas, sucos, bolachas, salgados, pães, queijos etc., voluntariamente e conforme seu gosto pessoal.

Há contraindicações?

Sim, por isso é necessário detalhar qualquer tratamento psiquiátrico ou utilização de medicações controladas na ficha de anamnese (ficha de novato) e também aos dirigentes no dia do evento. Ayahuasca não deve ser utilizada em casos diagnosticados de esquizofrenia, bipolar-afetivo, dentre outros. Se tiver dúvida entre em contato com o o representante do núcleo mais próximo. 

Onde fico sabendo sobre os rituais?
  • Atualmente estamos postando nossas atividades em nosso canal do App Telegram: clique aqui para entrar.
  • Nossa agenda é atualizada constantemente. Visite nossa agenda regularmente.
Comercialização da Ayahuasca

Este é um tópico o qual criamos uma página específica para leitura, clique aqui para saber mais.

Apenas para Ivoti/RS (leia isso)

Em Ivoti é nossa sede geral, em ambiente rural com muita natureza. Fica na Ecovila Bambu, entre as cidades de Ivoti e Presidente Lucena. Temos alojamentos à disposição para aqueles que quiserem pernoitar. Consulte-nos sobre agendamento e valores da hospedagem.

Apenas para Santa Catarina (leia isso)
  • O local onde estamos realizando os rituais abertos fica em Itajaí, onde não há possibilidade de hospedagem.
  • Estamos com número limitado de participantes.
  • As inscrições devem ser feitas pelo link que está na agenda de Santa Catarina.
  • Os rituais para associados são realizados em Joinville.
Apenas para São Paulo/SP (leia isso)

Em São Paulo usamos espaços locados para o ritual. Não há possibilidade de hospedagem. Todos devem retornar para suas casas ao final do ritual.

Cadastre seu e-mail e receba novidades